quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Viena #2

Como disse no post anterior, o primeiro dia em Viena, em Abril, foi passado a conhecer a cidade numa walking tour com o resto do grupo.

Viena é uma cidade muito bonita e bem conservada. Estive lá dois dias e, basicamente, aproveitei para conhecer os monumentos mais conhecidos. Como disse no post anterior, Viena não é das cidades europeias mais "conhecidas" e quando pensamos (eu, pelo menos) em Viena não temos logo algo em mente, como por exemplo em Paris com a Torre Eiffel ou Roma e o Coliseu. É uma pena, porque é mesmo uma cidade encantadora.


O bom de Viena é que as atracções ficam todas muito próximas umas das outras, o que permite conhecê-las a pé, e, se houver uma um pouco mais longe, o metro é uma excelente opção!


Então, como disse, fizemos um walking tour, que deve ter demorado umas 2 horas (talvez 3?) e deu logo para conhecer a cidade. Começamos pela Stephanplatz, onde está situada a St. Stephan Cathedral. Como tínhamos pouco tempo, só visitámos mesmo a igreja. No entanto, se lá forem, tiverem tempo e estiver um dia de sol, subam à "torre" (mas preparem-se, são 340 degraus!), pois a vista é magnífica. Numa próxima visita a Viena sem dúvida que vou voltar à Catedral! Para além disso, não deixem de dar uma volta pela igreja, onde podem admirar o telhado (que é lindíssimo) e uma parte mais antiga da cidade.




Perto da Stephanplatz, fica a Peterkirche, uma igreja pequeninha, mas bastante bonita. A igreja está um pouco escondida e existe uma tradição relacionada com ela: devem entrar na igreja de olhos fechados e acompanhados por alguém que vos guie enquanto sobem as escadas até à porta principal. Depois, abram os olhos e surpreendam-se! (e é gratuito, iupi!!)



Também aí perto, está a Column of Pest (ou Column of the Trinity), que, como o nome indica, é uma homenagem às vítimas da peste negra, que assolou a cidade (e grande parte da Europa). Os detalhes dourados e o tamanho da escultura são impressionantes, não deixem de ver esta estátua.


Depois de passearmos pelo centro da cidade, fomos até ao MuseumsQuartier. MuseumsQuartier é um complexo de museus e galerias de arte. Em frente ao MuseumsQuartier, podem ver os Twin Museums - o Naturhistoriches Museum e o Kunsthistoriches Museum (o Museu das Belas Artes). Estes dois museus são enormes e ficam de frente um para o outro. Como disse, tínhamos pouco tempo, e acabámos só por ver os monumentos por fora. Estes museus ficam na Maria-Theresien Platz, uma praça lindíssima, acrescida pelos museus, mas com uma estátua imponente que não fica nada atrás.





O próximo post também vai ser sobre Viena, fiquem atentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leituras Desassossegadas #16

A Cidade e as Serras, Eça de Queirós « A Cidade as Serras , romance publicado um ano após a morte do autor, teve como ponto de partida o...