domingo, 18 de março de 2018

Bratislava #1

Bratislava – se calhar, nunca ouviram falar nesta cidade, não é? É a capital da Eslováquia e situa-se ao longo do rio Danúbio, na fronteira com a Áustria e a Hungria. Foi a última cidade que visitei na viagem que fiz na Páscoa (daqui a pouco faz um ano e eu ainda aqui a falar disto) e foi A vez em que andei mais de autocarro – foram 15 horas terríveis. Só estive em Bratislava um dia, ou nem isso, visto que chegamos por volta das 9h e saímos de lá por volta das 16h/17h. A cidade é bastante pequena, e, na minha opinião, um dia chega perfeitamente para a visitar.

Não vos vou mentir, achei Bratislava uma cidade estranha. Fui lá na Segunda-feira de Páscoa e, não sei se foi por isso ou não, mas, da parte da manhã, a cidade estava completamente deserta. Parecia que tinha acabado de passar por uma grande tempestade ou por uma guerra. Nós andávamos, andávamos, e não víamos ninguém. De vez em quando, víamos uma ou duas pessoas, mas eram sempre turistas, como nós. No entanto, Bratislava é uma cidade com muita história -  já foi parte de vários reinos, impérios e principados, tendo mesmo sido a capital da monarquia dos Habsburgos durante três séculos.

Não tenho muito a dizer-vos sobre Bratislava, mas, ainda assim, vou aqui contar-vos como foi a minha passagem por esta cidade.
Então, começámos a nossa visita no Grassalkovich Palace, a residência do Presidente da Eslováquia. Foi construído em 1760 em homenagem ao aristocrata húngaro Antal Grassalkovich, vassalo de Maria Theresa, a única mulher a assumir o trono dos Habsburgos.



Depois, um local de referência: a torre e a porta Miguel. O portão é o único portão da cidade que resistiu do tempo das muralhas medievais e está entre os edifícios mais antigos de Bratislava. Nos tempos medievais, a cidade estava cercada por muros fortificados, e a entrada e a saída só eram possíveis através de um dos quatro portões bastante robustecidos.

St. Michael's Tower à espreita


As muralhas datam do final do século XVI, se não estou em erro, mas na Era Moderna, perderam a sua importância e, pela ordem da imperatriz Maria Theresa, em 1775, grande parte das muralhas foi demolida e a cidade foi integrada em subúrbios.


Na parte mais antiga, encontramos a antiga Câmara da cidade [Old Town Hall] - é a Câmara mais antiga do país e é um dos mais antigos edifícios de pedra que ainda existe em Bratislava, tendo a torre sido construída aproximadamente em 1370. 





Na próxima publicação vou falar-vos de um dos ex-líbris e de uma coisa muito característica de Bratislava. Fiquem atentos! 

2 comentários:

  1. Não conheço a cidade mas fiquei com alguma curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade que merece uma oportunidade, como todas as outras no mundo :)

      Beijinhos

      Eliminar

As séries que ando a ver #4

Agora que já estou mais ou menos habituada ao mundo do trabalho e já tenho as minhas rotinas, já me consigo organizar melhor e fazer com qu...