sábado, 28 de abril de 2018

Youth - Movie36

Depois de vos ter falado de Darkest Hour, hoje chegou a ver de Youth - "Fred e Mick, dois velhos amigos com quase 80 anos de idade, passam férias num luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado e Mick é um cineasta em actividade. Juntos, passam as férias a recordar-se das suas paixões da infância e juventude. Enquanto Mick luta para finalizar o roteiro daquele que ele acha que será o seu último grande filme, Fred não tem a mínima vontade de voltar à música. Entretanto, muita coisa pode mudar." Estreou em 2015, realizado por Paolo Sorrentino e protagonizado por Michael Caine e Harvey Keitel.

Que filme, senhores, que filme! Duas horas mergulhadas em filosofias do envelhecimento, dia-a-dia de um hotel situado num sítio deslumbrante, humor e ironia subtis e actuações soberbas. A melancolia, a dicotomia envelhecimento/juventude, a morte são elementos constantes, levando-nos a pensar sobre estes temas, quase encarnando a pele das personagens.

A banda sonora e as paisagens são excelentes, as personagens são excêntricas e misteriosas e a velhice é retratada de uma forma filosófica e, simultaneamente, prática. Há vários tipos de personagem – um casal de idosos que janta sempre em silêncio e que parece rodeado de mágoa, um antigo atleta que agora está obeso, a Miss Universo, uma massagista silenciosa, uma prostituta deprimida, um miúdo canhoto, jovens aspirantes a cineastas e, principalmente, um actor – e todas elas são parte fundamental da história.

Este filme é como que um poema, que decorre lentamente e de uma beleza tal, que a única coisa que nós, enquanto espectadores, podemos fazer é aproveitar. Como já me queixei aqui quando falei de Lady Bird, o cinema actual é cada vez mais banal e quase que feroz, em oposição ao cinema lento, pausado, que retrata o simples quotidiano de uma forma que nos deixa maravilhados. Por isso, aplaudo sempre este tipo de filmes. Este é, simplesmente, deslumbrante. 


*Post inserido no projecto Movie36*
A criadora do projecto é a Carolayne "Lyne" Ramos, do blogue "Imperium"
A parceira oficial é a Sofia Costa Lima, do blogue "A Sofia World"
Os restantes participantes:
Inês Vivas, "VIVUS"
Vanessa Moreira, "Make it Flower"
Joana Almeida, "Twice Joaninha"
Joana Sousa, "Jiji"
Alice Ramires, "Senta-te e Respira"
Cherry, "Life of Cherry"
Sónia Pinto, "By the Library"
Francisca Gonçalves, "Apenas Francisca"
Carina Tomaz, "Discolored Winter"
Sofia Ferreira, "Por onde anda a Sofia"
Rosana Vieira, "Automatic Destiny"
Inês Pinto, "Wallflower"
Abby, "Simplicity"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leituras Desassossegadas #20

Crónica de uma Morte Anunciada – Gabriel García Márquez «Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jo...