segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Dunkirk - Movie36

E a 22 de Janeiro, finalmente, há publicação para o projecto Movie36!!! Yeaaaah! Aleluia, aleluia!! Para quem não sabe, este projecto consiste em ver, pelo menos, 3 filmes por mês e acabar o ano com 36 filmes vistos. Se quiserem saber mais, vejam este post.

E o primeiro filme visto para este projecto foi... (rufos)... Dunkirk! Este filme passa-se durante a guerra, quando quase 400 000 soldados aliados ficam cercados pelos alemães nas praias de Dunquerque, em França. "Quando 400.00 homens não conseguiam ir para casa... foram os de casa ter com eles." 


Já existem mil e um filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, é verdade, ainda assim, eu acho que nunca são demais. Gosto de filmes que nos relembrem que a vida não é perfeita, que o ser humano não é perfeito e que há alturas em que o lado "mau" tenta sobressair. E não há mal nenhum nisso. No entanto, devemos combatê-lo! Devemos combatê-lo com todas as nossas forças.

Para mim, este é um filme sobre esperança. Quando tudo parece estar perdido, quando aqueles soldados acham que nunca mais vão sair daquela praia, quando os dias parecem intermináveis, eis que chegam pequenas embarcações inglesas para resgatar os soldados. Confesso que esta foi uma das partes do filme em que mais me emocionei, já que foi naquele momento que toda a esperança renasceu. 

Este filme não é um filme tradicional, na minha opinião, na medida em que tem poucos diálogos e são muitos os momentos de silêncio. A fotografia é das melhores coisas do filme (senão a melhor), sendo a acção filmada muito próxima dos rostos das personagens. Se gostarem de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, este filme é para vocês. Se gostarem de bons filmes, também! Não ficando na lista dos meus favoritos, é um filme que vale a pena ver. 



Winston Churchill, 4 de Junho de 1940: "Lutaremos em França, lutaremos nos mares e nos oceanos, lutaremos com cada vez mais confiança e cada vez mais força no ar, defenderemos a nossa ilha, custe o que custar. Lutaremos nas praias, lutaremos nas pistas de aterragem, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas montanhas; nunca nos renderemos (…)."


*Post inserido no projecto Movie36*
A criadora do projecto é a Carolayne "Lyne" Ramos, do blogue "Imperium"
A parceira oficial é a Sofia Costa Lima, do blogue "A Sofia World"
Os restantes participantes:
Inês Vivas, "VIVUS"
Vanessa Moreira, "Make It Flower"
Joana Almeida, "Twice Joaninha"
Joana Sousa, "Jiji"
Alice Ramires, "Senta-te e Respira"
Cherry, "Life of Cherry"
Sónia Pinto, "By The Library"
Francisca Gonçalves, "Francisca"
Carina Tomaz, "Discolored Winter"
Rosana Vieira, "Automatic Destiny"
Inês Pinto, "Wallflower"
Abby, "Simplicity"

2 comentários:

  1. Ando à algum tempo para o ver, mas ainda não tive a oportunidade! Gostei imenso de conhecer este projeto!

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Londres #1

Novembro foi mês de ir passear a terras de Sua Majestade. Moderna e histórica, marcada pela inovação e elegância, de cultura singular, Lond...