sábado, 28 de abril de 2018

Youth - Movie36

Depois de vos ter falado de Darkest Hour, hoje chegou a ver de Youth - "Fred e Mick, dois velhos amigos com quase 80 anos de idade, passam férias num luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado e Mick é um cineasta em actividade. Juntos, passam as férias a recordar-se das suas paixões da infância e juventude. Enquanto Mick luta para finalizar o roteiro daquele que ele acha que será o seu último grande filme, Fred não tem a mínima vontade de voltar à música. Entretanto, muita coisa pode mudar." Estreou em 2015, realizado por Paolo Sorrentino e protagonizado por Michael Caine e Harvey Keitel.

Que filme, senhores, que filme! Duas horas mergulhadas em filosofias do envelhecimento, dia-a-dia de um hotel situado num sítio deslumbrante, humor e ironia subtis e actuações soberbas. A melancolia, a dicotomia envelhecimento/juventude, a morte são elementos constantes, levando-nos a pensar sobre estes temas, quase encarnando a pele das personagens.

A banda sonora e as paisagens são excelentes, as personagens são excêntricas e misteriosas e a velhice é retratada de uma forma filosófica e, simultaneamente, prática. Há vários tipos de personagem – um casal de idosos que janta sempre em silêncio e que parece rodeado de mágoa, um antigo atleta que agora está obeso, a Miss Universo, uma massagista silenciosa, uma prostituta deprimida, um miúdo canhoto, jovens aspirantes a cineastas e, principalmente, um actor – e todas elas são parte fundamental da história.

Este filme é como que um poema, que decorre lentamente e de uma beleza tal, que a única coisa que nós, enquanto espectadores, podemos fazer é aproveitar. Como já me queixei aqui quando falei de Lady Bird, o cinema actual é cada vez mais banal e quase que feroz, em oposição ao cinema lento, pausado, que retrata o simples quotidiano de uma forma que nos deixa maravilhados. Por isso, aplaudo sempre este tipo de filmes. Este é, simplesmente, deslumbrante. 


*Post inserido no projecto Movie36*
A criadora do projecto é a Carolayne "Lyne" Ramos, do blogue "Imperium"
A parceira oficial é a Sofia Costa Lima, do blogue "A Sofia World"
Os restantes participantes:
Inês Vivas, "VIVUS"
Vanessa Moreira, "Make it Flower"
Joana Almeida, "Twice Joaninha"
Joana Sousa, "Jiji"
Alice Ramires, "Senta-te e Respira"
Cherry, "Life of Cherry"
Sónia Pinto, "By the Library"
Francisca Gonçalves, "Apenas Francisca"
Carina Tomaz, "Discolored Winter"
Sofia Ferreira, "Por onde anda a Sofia"
Rosana Vieira, "Automatic Destiny"
Inês Pinto, "Wallflower"
Abby, "Simplicity"

Sem comentários:

Enviar um comentário

TAG séries

Nos últimos tempos, não tenho visto quase série nenhuma. São raros os dias em que tenho tempo ou que não estou demasiado cansada para ver a...