segunda-feira, 7 de maio de 2018

Leituras Desassossegadas #13

A Verdadeira Vida de Sebastian Knight – Vladimir Nabokov

«O primeiro romance escrito em inglês por Vladimir Nabokov – A Verdadeira Vida de Sebastian knight – foi iniciado em Paris, em 1938.
É a história de Sebastian Knight, um escritor famoso cuja vida está envolta em mistério.
Depois da morte de Knight, o seu meio-irmão decide investigar-lhe a vida, enfrentando o que é falso, distorcido e irrelevante. A busca revela-se tão intrigante como qualquer um dos livros do escritor – desconcertante e, afinal, recompensadora.
A narrativa fala-nos da inserção de um artista numa sociedade hostil ao espírito criativo. Mas A Verdadeira Vida de Sebastian Knight debruça-se também sobre o problema essencial da ambígua identidade humana: quem era afinal Sebastian Knight?»

Gostei imenso de ler este livro e recomendo!

 "Aprendi que a alma é apenas uma forma de ser, não um estado constante, e que qualquer alma pode ser nossa se a captarmos e seguirmos as suas ondulações. O além talvez seja a plena capacidade de viver conscientemente em qualquer alma que se escolha, em qualquer conjunto de almas, todas elas inconscientes do fardo permutável que carregam."

As Grandes Personagens da História – Canal de História

«Pensadores, revolucionários, políticos, cientistas ou artistas. Ao longo da História, houve homens e mulheres que se destacaram e ajudaram a criar o mundo em que hoje vivemos.
De Confúcio a Gorbachev, passando por Da Vinci ou Churchill, entre outros, este novo livro do Canal de História aborda mais de 30 séculos de civilização. Talento, sabedoria, triunfos e fracassos, paixões, luzes e sombras fazem parte da história destas personagens que construíram a nossa História.
Conhecer o passado ajuda-nos a compreender o presente. Saber quem foram estes homens e mulheres é especialmente interessante para analisar as suas semelhanças, independentemente das centenas de anos que os separam. A História faz-se dia a dia, e a cada momento há alguém com suficiente capacidade para mudar o mundo e a escrever.
As Grandes Personagens da História é um livro informativo e rigoroso, indispensável para todos os que se interessam pela nossa História.»

Não sei se eu é que tinha demasiado expectativas para este livro, se esperava mais dele, mas achei um bocadinho enganoso. Estava à espera de conhecer mais sobre o que cada uma destas personagens tinha trazido ou mudado no mundo, mas, basicamente, o que o livro faz é dar-nos um contexto da vida de cada um e, a partir daí, falar um pouco sobre as suas obras ou acções mais importantes. Há algumas pessoas que não foram mencionadas, como Freud, Mandela, Picasso e, especialmente, de mulheres - não falam de Marie Curie, Simone de Beauvoir, Frida Khalo. No entanto, recomendo caso queiram saber um pouco mais sobre pessoas como Newton, Aristóteles, Cleópatra, Marco Polo, Charles Darwin, entre outros. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Leituras Desassossegadas #14

E Agora, Zé-Ninguém? – Hans Fallada «Alemanha, finais dos anos 20. Apesar da grave crise económica que afecta a vida de muita gente, Jo...